Afinal, o que é glosa médica? 

A glosa médica é um termo utilizado na área de planos de saúde e seguros de saúde para se referir à prática de desconsiderar ou recusar o pagamento de determinados itens ou serviços médicos que foram cobrados por um prestador de serviços de saúde (como uma clínica, hospital ou médico) quando se entende que esses itens ou serviços estão em desacordo com os termos e condições do contrato estabelecido entre o plano de saúde e o prestador. 

Existem várias razões pelas quais uma glosa médica pode ocorrer, incluindo: 

Não cumprimento das diretrizes: Os planos de saúde geralmente têm diretrizes e políticas específicas que os prestadores de serviços de saúde devem seguir para que os serviços sejam cobertos. Se um prestador não seguir essas diretrizes, os itens ou serviços podem ser glosados. 

Documentação inadequada: A falta de documentação adequada para justificar a necessidade de um serviço médico ou a ausência de informações essenciais nos registros médicos pode levar à glosa. 

Serviços não autorizados: Em alguns casos, um plano de saúde pode exigir uma autorização prévia para certos procedimentos ou tratamentos. Se esses procedimentos forem realizados sem a devida autorização, eles podem ser glosados. 

Itens não cobertos: Alguns planos de saúde podem não cobrir certos serviços médicos ou itens de despesas, e esses serão automaticamente glosados. 

Erros de codificação: Erros na codificação dos procedimentos médicos podem levar a glosas, pois os códigos de faturamento devem corresponder com precisão aos serviços prestados. 

Após a realização de uma glosa médica, o plano de saúde notificará o prestador de serviços de saúde sobre os itens ou serviços que estão sendo recusados e fornecerá uma explicação para a recusa. O prestador então tem a oportunidade de contestar a glosa e fornecer documentação adicional, se necessário, para justificar a cobertura. Em última instância, a resolução da glosa pode envolver negociações entre o prestador de serviços de saúde e o plano de saúde. 

É importante que os pacientes compreendam o processo de glosa, pois isso pode afetar os custos que eles podem ter que arcar em relação aos serviços de saúde recebidos. Muitas vezes, os pacientes também têm o direito de questionar glosas diretamente com o plano de saúde para garantir que todos os serviços adequados sejam cobertos de acordo com o contrato. 

É importante lembrar que aqui na iClubpet a glosa médica não existe. Uma vez que não somos um plano de saúde e não somos intermediários do pagamento, essa questão burocrática não está presente no dia-a-dia dos nossos credenciados.

Saiba como fazer parte da nossa rede credenciada aqui e tenha acesso a inúmeros benefícios.

Deixe uma resposta

%d